Hoje vou aproveitar a importante conquista desse espaço no
uni.verso da
ContemporArtes para vender o meu peixe. E também o meu novo livro.
Caminho de mãos dadas com a escrita literária desde os 15 anos, quando iniciei meus registros inspirado nos encantos do primeiro amor e também nos sonhos da adolescência.
Toda essa iniciação perdeu-se no tempo depois de ter encaminhado minha pasta de “escritos” para avaliação do professor de literatura do colegial e também do cursinho – o saudoso Mestre Wilson Camargo – um dos meus grandes incentivadores.
O primeiro rebento, a publicidade e os concursos literários
Formado em Publicidade e Propaganda, em 1981, aos 22 anos, lancei o meu primeiro livro
“Transparecer a Escuridão”, produção independente de poesias e crônicas que retratavam as paixões e vivências do cotidiano.
Depois de um extenso período dedicado única e exclusivamente à criação e redação publicitárias, retomo o processo criativo literário e, a partir de 2004, intensifico a minha participação em concursos.
Realmente, não me recordo como entrei nesse mundo lá nos tempos idos, só sei que a sensação de ter o primeiro texto selecionado para publicação em uma antologia foi muito gratificante e inesquecível.
Daí, certo dia, descobri a comunidade que participo no Orkut - a
Concursos Literários - e o estímulo foi aumentando cada vez mais, graças à convivência com conceituados autores contemporâneos – todos premiadíssimos – como Heloisa Galves (in memorian), Tatiana Alves, André Caldas, André Kondo, Simone Pedersen, Rosana Banharoli, Nathalia Wigg, Cris Dakinis, Sérgio Bernardo, Paulo Franco, Edweine Loureiro, Zulmar Lopes, Henriette Effenberger, Thiago de Paula, Rômulo César, Zé Ronaldo, Walther Moreira Santos e tantas outras feras que estimo muito e há alguns anos fazem parte do meu dia a dia e aprendizado.
Minha dedicação extrema e o processo contínuo de aperfeiçoamento trouxeram grandes resultados: hoje tenho textos editados em mais de 60 publicações, contando ainda com mais de 170 classificações conquistadas em inúmeros certames realizados em várias partes do país, das quais, 45 somente entre janeiro e novembro de 2010.
Só Concursados - diVersos poemas, crônicas e contos premiados
O novo livro que estou lançando hoje à noite na minha cidade natal – Americana, interior de São Paulo, teve como principal objetivo reunir em uma única obra
poemas, crônicas e contos premiados entre os meses de outubro de 1982 a abril de 2010, colocando-os propositadamente lado a lado numa mesma publicação.
Como costumo dizer, é uma antologia de mim mesmo, que marca historicamente cada fase da minha vida, demonstrando em sua leitura a evolução, o amadurecimento do meu trabalho ao longo dos anos. Isso é claramente percebido página por página, quase que programada cronologicamente, uma vez que cada texto publicado vem acompanhado da sua data de criação.
Como vejo essa evolução? De crescimento contínuo. Algo que não termina, pois sempre estou buscando novas formas de aprimoramento, de vencer os novos desafios que aparecem: uma hora, estou escrevendo poemas, na maioria das vezes, concisos, com ou sem rima, derivados da minha experiência profissional com o texto publicitário, que tem que ser sempre enxuto, objetivo e com alto poder de persuasão. Outra, estou enveredando por textos mais longos, como, por exemplo, contos e crônicas. De repente, estou aprendendo a fazer trovas, sonetos... Por que não? São inúmeros os caminhos da escrita. Sou diverso. Quero continuar caminhando, aprendendo!
“Só Concursados” conta com importantes e inquestionáveis parcerias. Desde o início, foi abraçado forte e carinhosamente pelo
COMCULT – Conselho Municipal de Cultura da Prefeitura de Americana, que subsidiou a edição do projeto. Além disso, foi ilustrado pelo Diretor de Arte e Designer Gráfico Fábio Benencase - meu parceiro de trabalho na área de publicidade. As fotos de capa, contracapa e campanha de divulgação foram clicadas pelo amigo e renomado fotógrafo americanense Juarez Godoy. O evento contará com intervenções poéticas feitas por duas novas amigas minhas: as atrizes Gláucia Neves e Fabiana Pantarotto.
O lançamento acontecerá hoje, 29.11, a partir das 19h. Maiores informações:
gtrombin@terra.com.br