quarta-feira, 6 de abril de 2011

MAOU, 6º ocupação artistica: Conhecimento concreto.



O MAOU - Movimento Artístico de Ocupação Urbana - surgiu 2006, no seio do Coletivo Artístico Dialéticas Sensoriais (CADS), ambos coletivos são uma iniciativa sem fins lucrativos que propõe e executa estudos; pesquisas e ações nas áreas da arte contemporânea, estabelecendo parcerias e prestando serviços junto a órgãos governamentais, instituições culturais, organizações não governamentais e comunidades.



As ações do MAOU priorizam reunir e expor os diversos pensamentos e atuações que norteiam a arte e o espaço urbano. Nesta trajetória percebemos que existem muitos locais subutilizados, ociosos e abandonados, tanto públicos como privados. Paradoxalmente, a maioria destes espaços estão em locais carentes de equipamentos de uso publico, voltados ao lazer, às artes, à cultura e à formação do cidadão critico e consciente.

Foto de Moises Patricio, equipe e artistas reunidos no final de uma das vistorias

Os integrantes do movimento produzem sistematicamente um vasto material voltado às expressões periféricas das diferentes linguagens artísticas para difundir o conhecimento da arte contemporânea, da arte educação e da valorização das historias locais. Outro segmento fundamental é a gestão cultural coletiva, onde atuamos para qualificar e trocar conhecimentos com os atores locais que contribuem para materializar a conjuntura atual.



O MAOU bem como as seguintes entidades da sociedade civil de Perus, comunica aos moradores do distrito que no dia 3 de abril de 2011 artistas, pensadores, educadores, comunicadores, críticos, agentes sociais e cidadãos curiosos no geral fizeram uma intervenção no interior e arredores da Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus – CBCPP.

Alguns dos trabalhos desenvolvidos no local

O objetivo da manifestação é chamar a atenção das autoridades e da mídia para o descaso com um patrimônio histórico e cultural que, ao invés de ser utilizado como equipamento público de lazer, cultura e educação, encontra-se em estado de completo abandono e deterioração acelerada.




Eric Marechal, fotografo frances que colou diversas obras de artistas do mundo inteiro.

Em Perus, o MAOU tem como objetivo, em parceria com as entidades locais e apoios disponíveis, estimular a reflexão coletiva, propor a utilização consciente, a preservação do patrimônio material e imaterial do espaço, cuja historia tem fundamental importância. A intervenção busca somar com a sociedade civil organizada de Perus e, a partir do diálogo, propor a sensibilização da comunidade para a valorização social do significado da fabrica no contexto nacional. Também tratamos com grande relevância o histórico de lutas promovidas pelos trabalhadores, conhecidos como “Queixadas”, que realizaram a greve mais duradoura do país. Denunciamos o estado de abandono que se encontra este patrimônio que, apesar de parcialmente tombado, carece de uma imediata e consistente restauração. Interferimos na arquitetura abandonada e em avançado estado de degradação, utilizando-a como suporte para as manifestações artísticas contemporâneas em suas diversas formas. Acreditamos ser esta uma das possibilidades de estimular o debate e chamar a atenção da comunidade e do poder público.

Ruinas da igreja na Vila Operaria, que tambem esta em estado decadente.

Em meio ao estado do local nesta 6º edição desenvolvemos um Manual de Segurança na buscar de garantir uma ocupação segura para todos.


Foi com enorme satisfação que realizamos a Primeira Ocupação Artística “Conhecimento Concreto”. Agradecemos pela efetiva colaboração de todos que estiveram presente ou de alguma forma contribuiram, sem esta participação efetiva o M.A.O.U. não teria chegado a 6º Edição com a legitimidade e o reconhecimento público conquistados. Abaixo alguns artistas e coletivos que nos apoiaram nesta empreitada:



Trabalhos do Cavera Uov

http://atelierlivresp.blogspot.com/ e http://www.dasding.org/coletores/
http://www.flickr.com/photos/weslost/sets/72157623537718612/
http://www.flickr.com/photos/felipeguimaraes/
http://www.flickr.com/photos/entreaspas/
www.flickr.com/grupoopa


Coletivo Ocupeacidade
http://www.flickr.com/photos/ocupeacidade

www.flickr.com/alexsenna
www.leonardtlauenstein.tk
www.azzan.com.br
cinestesicos.wordpress.com, www.flickr.com/aquiloquevejo, rabiscoscafeinados.blogspot.com, www.twitter.com/lucosmos, www.youtube.com/ocinestesico
http://www.fotolog.com.br/killerz_is_back
http://barulho.org/
http://www.renatabarros.com.br/
http://www.azucrina.org/
http://www.flickr.com/photos/toconaescuta
http://www.flickr.com/photos/9polar



Tche Rugg e suas obras, artista e integrante do MAOU e do Coletivo 132

Ficamos lisongeados, principalmente, com o apoio da Comunidade Cultural Quilombaque e dos moradores locais.



Pretendemos continuar com as intervenções artísticas, periodicamente e, na medida em que as áreas de risco forem sendo isoladas, convidaremos a população à participar e desfrutar deste espaço que, por direito, pertence a todos moradores e moradoras de Perus.


Soraia O. Costa graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2009). Pesquisadora e documentarista do projeto "Transformação sensível, neblina sobre trilhos" sobre a memória ferroviária de Paranapiacaba - apoio institucional Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Ministério de Cultura e Educação MEC/SEsu. Integrante do Movimento Artístico de Ocupação Urbana.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.