quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Foto&Grafia e documentário







 Nesta atualização falarei sobre o projeto Foto&Grafia e contarei um pouco da etapa de finalização do documentário Transformação sensível, neblina sobre trilhos. 

 A oficina Foto&Grafia foi idealizada e produzida pela Melina Resende, Moises Patrício e por mim, uma interligação e soma de saberes dentro da sala de aula, nas ruas de Heliópolis, no centro de São Paulo, lugares ou temas do cotidiano. A realização deste projeto teve um curto tempo - três meses - e mantivemos o enfoque em ensinar os alunos do Programa Jovens Urbanos 2011 as reflexões, a prática das linguagens: fotografia, história oral, humanidades, intervenção urbana, entre outras vertentes que nascidas no processo de vivência com os jovens na comunidade.  

Imagem elaborada pelo assessor Moises Patrício para apresentação aos jovens.
 As inscrições para a oficina tiveram relevante procura e formadas duas turmas. Uma matinal, das 9h00 as 12h00 com 11 alunos participantes, e a vespertina, das 14h00 A 17h00 com 27 alunos. A professora de fotografia Melina Resende realizou um trabalho para sempre manter sintonizados seus conteúdos elaborados com o trabalho dos outros assessores, explicou conceitos técnicos de fotografia, como o enquadramento, a fotometria, ensinou a utilização de câmeras profissionais e amadoras, passou referências de trabalhos com auxílio da fotojornalista Amana Salles. 

Aula de fotografia com Melina Resende.

O Moises explicou alguns conceitos e referências de intervenções urbanas, utilizou como referência o artista Romero Brito, desenvolveu com os alunos um desenho e produziu graffiti no mural da Rádio Heliopolis. 

Jovens em aula com o Moises. Foto Melina Resende.
 Ao final da oficina o Moises elaborou uma apresentação com seus materiais produzidos e alguns dos feitios das aulas desenvolvidas com a Melina Resende e Amana Salles, que também trabalharam com intervenção urbana, na realização de lambe lambe das imagens feitas pelos alunos e a tão difundida imagem Che Guevara feita pelo fotógrafo Korda.

Clique aqui para acessar ou http://www.blurb.com/books/2548354.

 Minha contribuição nesta oficina foi com a história oral. Incitei os jovens a pensarem no cotidiano, temas que se motivariam a pesquisar, formamos quatro grupos, um de manhã e três a tarde, orientei os jovens com alguns conceitos e cautelas necessárias na realização da história oral, como por exemplo,  coleta de depoimento, transcrição e análise do material. Discutimos interesses e definimos temas para pesquisar de forma coletiva, em grupo.

Tuma da manhã. Foto de Melina Resende. 

Turma da tarde. Foto de Melina Resende.


 O Grupo 1 e 2, escolheram o tema Lazer na comunidade com enfoque no baile funk. Motivação decorrente da vivência dos jovens no baile e das polêmicas geradas na favela, como de proibição, uso de drogas, sexualidade, entres outras coisas investigadas por meio do roteiro de perguntas elaboradas pelos jovens.


Na rua que acontece o baile funk alunos em aula prática de fotografia, orientados pelas professoras Amana Salles e Melina Resende, e em busca de colaboradores para entrevistar. Foto de Soraia O. Costa.

 Grupo 3, Tema: Educação

Tendo em vista uma característica comentada e estudada em vídeo da acessão do Heliopolis como um "Bairro Educador", vejam abaixo um teaser do documentário que mostramos para os jovens:




Grupo 4, Tema: Esporte. 

Existem inúmeros times de futebol de campo, tem a quadra do Unas, a prática do Karate com crianças...

Jogos na rua e no campo em Heliopolis, pesquisa da temática esporte. Foto de Jovens Urbanos.



 Foi um rico aprendizado este primeiro projeto social que participo e tenho pretensões em me envolver em mais. Quem sabe uma segunda edição do projeto Foto&Grafia. Agradeço todos os envolvidos que somaram e fizeram com que o projeto tomasse tal dimensão! Em breve, postarei os vídeos que elaboramos resultantes das aulas teóricas e práticas.


***


 Em relação ao documentário, estamos em finalização. O resultado das horas de filmagem, os diferentes e precários meios de captação nos motivou a usar a criatividade, além do desejo de não deixar enfadonho o seu resultado. Eu e o Rafael Caitano, com colaboração dos alunos da UFABC, Eloi P., Fernanda Gonçalvez e Thiago Leite, somados as orientações dos professores Ana, Cláudio e Sá, nos conduzem neste momento a ter um resultado, gerado a longo prazo, de experiências e de aprendizados em audiovisual, direitos autorais, roteirização, decupagem, edição, tratamento de imagem, de som, pesquisa iconográfica para ilustrar depoimentos mais marcantes em relação a história e patrimônio.

Mais informações a respeito, por favor, perguntem, mandem críticas e sugestões, para isto, usem também as paginas criadas na rede social: Neblina Sobre Trilhos e Foto&Grafia

Muito obrigada,

Soraia Oliveira Costa, graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Trabalha com fotografia, audiovisual e oralidades desde meados de 2007, quando começou a analisar o cenário urbano, a natureza, o trabalho, as transformações sensíveis, os transportes, o comportamento, a cultura, a arte... Atualmente é documentarista do projeto "Transformação sensível, neblina sobre trilhos", documentário aprovado pelo MEC/SESu.




0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.