Foto&Grafia e documentário
Nesta atualização falarei sobre o projeto Foto&Grafia e contarei um pouco da etapa de finalização do documentário Transformação sensível, neblina sobre trilhos.
A oficina Foto&Grafia foi idealizada e produzida pela Melina Resende, Moises Patrício e por mim, uma interligação e soma de saberes dentro da sala de aula, nas ruas de Heliópolis, no centro de São Paulo, lugares ou temas do cotidiano. A realização deste projeto teve um curto tempo - três meses - e mantivemos o enfoque em ensinar os alunos do Programa Jovens Urbanos 2011 as reflexões, a prática das linguagens: fotografia, história oral, humanidades, intervenção urbana, entre outras vertentes que nascidas no processo de vivência com os jovens na comunidade.
Imagem elaborada pelo assessor Moises Patrício para apresentação aos jovens. |
As inscrições para a oficina tiveram relevante procura e formadas duas turmas. Uma matinal, das 9h00 as 12h00 com 11 alunos participantes, e a vespertina, das 14h00 A 17h00 com 27 alunos. A professora de fotografia Melina Resende realizou um trabalho para sempre manter sintonizados seus conteúdos elaborados com o trabalho dos outros assessores, explicou conceitos técnicos de fotografia, como o enquadramento, a fotometria, ensinou a utilização de câmeras profissionais e amadoras, passou referências de trabalhos com auxílio da fotojornalista Amana Salles.
Aula de fotografia com Melina Resende. |
O Moises explicou alguns conceitos e referências de intervenções urbanas, utilizou como referência o artista Romero Brito, desenvolveu com os alunos um desenho e produziu graffiti no mural da Rádio Heliopolis.
Jovens em aula com o Moises. Foto Melina Resende. |
Ao final da oficina o Moises elaborou uma apresentação com seus materiais produzidos e alguns dos feitios das aulas desenvolvidas com a Melina Resende e Amana Salles, que também trabalharam com intervenção urbana, na realização de lambe lambe das imagens feitas pelos alunos e a tão difundida imagem Che Guevara feita pelo fotógrafo Korda.
Clique aqui para acessar ou http://www.blurb.com/books/2548354.
Minha contribuição nesta oficina foi com a história oral. Incitei os jovens a pensarem no cotidiano, temas que se motivariam a pesquisar, formamos quatro grupos, um de manhã e três a tarde, orientei os jovens com alguns conceitos e cautelas necessárias na realização da história oral, como por exemplo, coleta de depoimento, transcrição e análise do material. Discutimos interesses e definimos temas para pesquisar de forma coletiva, em grupo.
Tuma da manhã. Foto de Melina Resende. |
Turma da tarde. Foto de Melina Resende. |
O Grupo 1 e 2, escolheram o tema Lazer na comunidade com enfoque no baile funk. Motivação decorrente da vivência dos jovens no baile e das polêmicas geradas na favela, como de proibição, uso de drogas, sexualidade, entres outras coisas investigadas por meio do roteiro de perguntas elaboradas pelos jovens.
Grupo 3, Tema: Educação
Tendo em vista uma característica comentada e estudada em vídeo da acessão do Heliopolis como um "Bairro Educador", vejam abaixo um teaser do documentário que mostramos para os jovens:
Grupo 4, Tema: Esporte.
Existem inúmeros times de futebol de campo, tem a quadra do Unas, a prática do Karate com crianças...
Jogos na rua e no campo em Heliopolis, pesquisa da temática esporte. Foto de Jovens Urbanos.
|
Foi um rico aprendizado este primeiro projeto social que participo e tenho pretensões em me envolver em mais. Quem sabe uma segunda edição do projeto Foto&Grafia. Agradeço todos os envolvidos que somaram e fizeram com que o projeto tomasse tal dimensão! Em breve, postarei os vídeos que elaboramos resultantes das aulas teóricas e práticas.
Em relação ao documentário, estamos em finalização. O resultado das horas de filmagem, os diferentes e precários meios de captação nos motivou a usar a criatividade, além do desejo de não deixar enfadonho o seu resultado. Eu e o Rafael Caitano, com colaboração dos alunos da UFABC, Eloi P., Fernanda Gonçalvez e Thiago Leite, somados as orientações dos professores Ana, Cláudio e Sá, nos conduzem neste momento a ter um resultado, gerado a longo prazo, de experiências e de aprendizados em audiovisual, direitos autorais, roteirização, decupagem, edição, tratamento de imagem, de som, pesquisa iconográfica para ilustrar depoimentos mais marcantes em relação a história e patrimônio.
Mais informações a respeito, por favor, perguntem, mandem críticas e sugestões, para isto, usem também as paginas criadas na rede social: Neblina Sobre Trilhos e Foto&Grafia
Mais informações a respeito, por favor, perguntem, mandem críticas e sugestões, para isto, usem também as paginas criadas na rede social: Neblina Sobre Trilhos e Foto&Grafia
Muito obrigada,
0 comentários:
Postar um comentário
Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.