quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Pré estréia do documentário ocorrerá no dia 17/12/2011, as 18hs na Vila de Paranapiacaba.



A pré estréia do documentário ocorrerá no dia 17/12/2011, as 18hs na Vila de Paranapiacaba. Ainda temos pequenos reparos a serem feitos, principalmente, em relação ao audio e a inserção de imagens que comporá o documentário. Devido nossas diversas formas de captação de vídeo e audio, tivemos um grande trabalho para corrigir ou minimizar os ruídos e melhorar a qualidade.

O documentário intitulado Transformação sensível, neblina sobre trilhos mostra a Vila de Paranapiacaba, construída pela empresa britânica São Paulo Railway Company Ltd. Co. (SPR) para abrigar os trabalhadores do sistema funicular, a partir de entrevistas realizadas com ferroviários, seus parentes e moradores da vila, além de pessoas ligadas ao turismo, estudiosos e turistas.


Buscamos estabelecer um diálogo entre o passado e presente, narrados a partir do depoimento do colaborador Thomas Corrêa. Nossa equipe de pesquisadores fez o levantamento das motivações e dos movimentos históricos que levaram ao descontentamento, desemprego e desencanto dos antigos e atuais moradores da vila ferroviária localizada no Alto da Serra - a caminho do porto de Santos - pois, mesmo pelo fato de ser considerada um patrimônio Histórico pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, pouco se é difundido os ensinamentos referente a história, já que o baixo e mal direcionado incentivo ao turismo não se manifesta como suficiente aos atuais moradores, muito menos pedagógico.

Agradeço a todos que participaram do projeto, direta e indiretamente. E agradecimento especial ao Rafael Caitano, que chegou na fase de edição, mas, com seriedade fez contribuições pontuais, como por exemplo a seleção das imagens, das citações, a abertura e desenvolvimento do projeto Neblina Sobre Trilhos para 2012...

Rafael Caitano - Visita ao museu funicular - ABPF
Foto de Natália Garcia
Se quiser, assista o teaser do documentário:



Depois da exibição iremos confraternizar a finalização do documentário e de mais uma etapa do projeto no Sub Bar e, apesar da restrição de 55 décibes, vamos tocar alguns sons para nos alegrar e brindar pela conquista! Estão confirmados para selecionar os sons: Paulo Akio, a Shaula Chuery, o Carlos Guerra e eu para animar essa festa!

Todos que querem somar conosco estão convidados para a nossa festa de lançamento!!!!!


       
Vista panorâmica na parte alta da Vila de Paranapiacaba
Foto de Melina Resende 

Museu Funicular - ABPF
Foto de Melina Resende

Por fim, agradeço a Ana Maria Dietrich, que nos concedeu um espaço na revista Contemporartes para divulgar o projeto e algumas outras ações que realizo relacionado a arte e humanidades.



Soraia O. Costa - Visita ao museu funicular - ABPF
Foto de Melina Resende
Soraia Oliveira Costa, graduada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Trabalha com fotografia, audiovisual e oralidades desde meados de 2007, quando começou a analisar o cenário urbano, a natureza, o trabalho, a transformação sensível, os transportes, o comportamento, a cultura, a arte... Atualmente é documentarista "Transformação sensível, neblina sobre trilhos", documentário aprovado pelo MEC/SESu.

1 comentários:

Fátima disse...

Parabéns pela inciativa. Sou amante inveterada de Paranapiacaba!
Infelizmente não poderei estar lá. Existe uma maneira de eu ter contato com o material produzido? Adoraria assistí-lo!
Um abração.
Fátima

14 de dezembro de 2011 às 20:20

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.