domingo, 6 de julho de 2014

Futebol feminino tem (pouco) espaço no cinema e na TV



No que, sem querer, já virou uma série sobre futebol, volto com mais uma coluna dedicada ao tema nesses dias de Copa do Mundo no Brasil.

Primeiro, uma dica de exposição internacional:

Na Alemanha, de 08/06 a 31/08, acontece a exposição “Do outro lado da bola”, com obras relacionadas à copa do Mundo no Brasil criadas por quatro artistas brasileiros que residem no país europeu. São eles Adriana Woll, Monica Rizzolli, José de Quadros e Ronaldo de Carvalho.A exposição está montada na Galerie Monika Beck e pode ser visitada de quarta a sexta-feira, das 16h às 20h, e domingos das 16h às 18h. O endereço é Am Schwedenhof 4, 66424 Homburg/Saar-Schwarzenacker – Alemanha. Outras informações no site www.galerie-monika-beck.de .

Quando recebi esta dica e vi o nome das duas artistas plásticas, comecei a pensar sobre futebol feminino e o pouco espaço dedicado a ele na mídia. Afinal, quantas pessoas sabem quando e onde será realizada a próxima Copa do Mundo desta modalidade, quem são os países classificados e as maiores estrelas de cada seleção?

Se o futebol feminino parece não ter muito prestígio entre grande parte do público adulto, uma das razões pode estar na falta de estímulo recebido pelas meninas, desde a infância, para praticarem o esporte. Mas, pensando sobre o assunto, rapidamente me lembrei de um filme britânico e de uma série que, sem dúvida, devem ter deixado muitas garotas com “fome de gol”.
Imagem retirada do site Omelete. 

O primeiro é “Driblando o Destino” (Bend it like Beckham – 2002), um filme bastante conhecido que conta a história de duas amigas inglesas, uma dela de origem indiana, que jogam futebol juntas e enfrentam muito preconceito da família pra seguirem o sonho de jogar profissionalmente. O filme surpreendeu em bilheteria e recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de 2003 na categoria Melhor Comédia ou Musical, mostrando que a história de duas garotas boas de bola encontrou público em todo o mundo.




Imagem retirada do site DramaFever.
Outra história que, felizmente, foi contada é a das meninas do “Brilhante F. C.”, série brasileira exibida entre 2011 e 2012 na TV Brasil e em 2013 na TV Cultura e no canal Nickelodeon. Rita, Jessy, Formiga, Raquel e Giovana, cinco adolescentes de Santa Rita do Sapucaí, interior de Minas, decidem formar um time de futebol feminino e, como era de se esperar, precisam superar barreiras e preconceito para provar que futebol é, também, “coisa de mulher”.  O cenário do interior mineiro, os desafios da adolescência, as alegrias da amizade, tudo isso é retratado de um jeito divertido e com muita sensibilidade. Os episódios completos podem ser encontrados no Youtube


 ---
 Uma dica não relacionada ao futebol:
 De 08/07 a 09/08, acontece no espaço Blau Pojects a exposição “Andrei Thomaz  - Máquina do Tempo”. A curadoria é de Douglas Negrisolli, colaborador da Contemporartes. A exposição pode ser visitada de terça a sábado, de 11h às 19h, na

Rua Fradique Coutinho, 1464, Vila Madalena – São Paulo (SP).


Mônica Bento é jornalista, formada pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Em seu trabalho de conclusão de curso estudou a função social das salas de cinema e desenvolveu a reportagem multimídia CineMemória. Pertence a equipe de Comunicação da Contemporartes-Revista de Difusão Cultural.


0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado. Comentários de teor ofensivo serão deletados.